Motor On Line
Notícias-

Stock Car: FRAS-LE & FREMAX / treino livre tem Ramos na frente
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Duda Bairros
P1 Media Relations
Sétimo colocado no campeonato e único dos 11 postulantes ao título a não ter vencido na temporada, Cesar Ramos coloca o Toyota Corolla da Ipiranga Racing na frente no treino livre em Interlagos.

Apesar da temperatura relativamente baixa em Interlagos, com tempo nublado e 26 graus de temperatura ambiente – e 33ºC no asfalto -, as atividades para a Grande Final da Stock Car começaram quentes. Os postulantes ao título tiveram desempenhos discrepantes, distribuindo-se entre os 25 pilotos que marcaram tempos no treino livre desta sexta-feira (11) no principal autódromo do país, que sedia a 12ª e última etapa da temporada 2020 da Stock Car.

Sétimo na tabela de pontos, Cesar Ramos foi o mais rápido, repetindo o desempenho mostrado na mesma Interlagos durante o mês de agosto, na ocasião da disputa da Corrida do Milhão Solidário. Aquela prova, que valeu por duas etapas, teve o piloto da Ipiranga Racing na pole position em ambas as provas.

Diego Nunes foi o segundo colocado, a 0s362 do melhor tempo do dia. O equilíbrio foi visível, uma vez que entre os dez primeiros colocados estiveram cinco Toyota Corolla e cinco Chevrolet Cruze. Átila Abreu, Ricardo zonta, Matías Rossi, Ricardo Maurício, Cacá Bueno, Guilherme Salas, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet fecharam o top-10 da sexta-feira.

Disputando o título, Allam Khodair foi o 11º, com o líder Thiago Camilo em 13º e o vice-líder Daniel Serra em 16º.

A Grande Final

A decisão acontece em corrida única, no domingo (13) às 12h30 com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo canal oficial da Stock Car no YouTube. Será apenas uma corrida, de 40 minutos mais uma volta, e obrigatoriedade de um pit stop para a troca de, no mínimo, um pneu. O lastro de sucesso, que incomodou os líderes durante a temporada, não estará nos carros na etapa final. O reabastecimento durante a corrida está proibido.

A pista de Interlagos traz níveis médios a altos de abrasividade do asfalto, força lateral e exigência de frenagem. Os pontos de maior redução de velocidade estão no S do Senna, quando os pilotos reduzem de 251 para 77 km/h, de sexta para segunda marcha, aplicando 70 quilos de pressão no pedal do freio; na Curva do Lago, de 240 para 11 km/h (95 kg de pressão, de 6ª para 2ª marcha); no Laranjinha, reduzindo de 210 para 124 km/h (de 5ª para 3ª, 67 kg de pressão) e na Curva da Junção, com 80 kg de pressão sobre o pedal de freio, onde os pilotos reduzem da quarta para a segunda marcha, baixando a velocidade de 182 para 91 km/h.

Uma temporada em que a nova geração dos carros da Stock Car entrou na pista e representou grandes desafios para pilotos, equipes e freios: os carros, com maior peso e menor pressão aerodinâmica, fizeram os pilotos se readaptarem a um novo estilo de frenagem, o que também trouxe mais exigência ao conjunto formado pelas pastilhas Fras-le e os discos de freio Fremax, capazes de suportar temperaturas de 850 e 720 graus, respectivamente, e que se mostraram mais uma vez confiáveis, eficientes e seguros.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
Cesar Ramos, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #30
"Muito feliz de começar bem aqui em Interlagos novamente. A gente fica confiante quando o carro já desce do caminhão rápido. Testei o carro com pneus novos e ele reagiu muito bem. O Thiago fez outro trabalho e creio que o cruzamento de informações vai fazer nossa equipe ter um carro rápido em todas as circunstâncias".

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX
"Com 4,309 metros de extensão e seu trajeto anti-horário, Interlagos possui alguns dos mais famosos e desafiantes traçados do automobilismo mundial, com 15 curvas e um desnível de 56 metros no ponto mais alto (curva do S do Senna) e o mais baixo na Curva do Lago ao final da Reta Oposta. Além de uma frenagem bastante forte no final da reta dos boxes entrando na curva do S do Senna.".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado do treino livre desta sexta-feira (11)

1º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:40.147
2º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:40.509 a 0.362
3º - Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:40.569 a 0.422
4º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:40.574 a 0.427
5º - Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:40.615 a 0.468
6º - Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:40.669 a 0.522
7º - Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:40.762 a 0.615
8º - Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:40.861 a 0.714
9º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:40.930 a 0.783
10º - Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Corolla), 1:41.014 a 0.867
11º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:41.028 a 0.881
12º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:41.045 a 0.898
13º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:41.071 a 0.924
14º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:41.086 a 0.939
15º - Gaetano di Mauro (KTF Sports/Cruze), 1:41.090 a 0.943
16º - Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:41.095 a 0.948
17º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:41.167 a 1.020
18º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:41.227 a 1.080
19º - Julio Campos (Crown Racing/Cruze), 1:41.291 a 1.144
20º - Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:41.299 a 1.152
21º - Pedro Cardoso (R. Mattheis Motorsport/Cruze), 1:41.420 a 1.273
22º - Felipe Lapenna (Vogel Motorsports/Cruze), 1:41.434 a 1.287
23º - Lucas Foresti (Vogel Motorsports/Cruze), 1:41.534 a 1.387
24º - Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:44.965 a 4.818

12ª Etapa – Stock Car 2020

São Paulo (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
Interlagos
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 15 (6 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior): Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 27ºC e Máxima de 34ºC, podendo ocorrer pancadas de chuva no decorrer da tarde
Pole position em 2020*: Cesar Ramos, 1min38s800
Vencedores em 2020: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
*O Autódromo de Interlagos recebeu a segunda e terceira etapa da temporada 2020 da Stock Car

Números, números...
Pilotos com mais vitórias em Interlagos em todos os tempos

1. Ingo Hoffmann, 26
2. Chico Serra, 14
3. Paulo Gomes, 13
4. Fábio Sotto Mayor, 10
5. Adalberto Jardim e Cacá Bueno, 7
7. Thiago Camilo, 6
8. Alencar Junior, Marcos Gracia, Marcos Gomes e Ricardo Maurício, 4

Vitórias dos pilotos em atividade em 2020

1. Cacá Bueno, 7
2. Thiago Camilo, 6
3. Marcos Gomes, 4
4. Ricardo Maurício, 4
5. Ricardo Zonta, 3
6. Daniel Serra, 2
7. Atila Abreu, 1
8. Nelsinho Piquet, 1

Interlagos na Stock Car

Provas realizadas: 135
Corrida mais recente: 3ª etapa, 23/08/2020
Vencedor: Ricardo Zonta (Toyota Corolla)
Pole position: Cesar Ramos (Toyota Corolla)
Melhor volta: Marcos Gomes (Chevrolet Cruze)
Líderes: Zonta (16 voltas), Ramos (8) e Gomes (1)
Distância da prova: 25 voltas no circuito de 4.309m, ou 107,725km

Programação da 12ª etapa

Sábado, 12 de dezembro
08h40 - 9h50 - Stock Car - treino livre 2
(transmissão ao vivo YouTube Stock Car a partir de 8h30)
10h00 - 10h30 - Stock Light - treino livre 3
11h30 - 12h05 - Stock Car – classificação
(transmissão ao vivo no SporTV2 a partir de 11h15)
12h15 - 12h45 - Stock Light – classificação
15h15 - Stock Light - corrida 1
(transmissão ao vivo YouTube stock Car a partir de 15h00)

Domingo, 13 de dezembro
11h10 - Stock Light - corrida 2
(transmissão ao vivo YouTube stock Car a partir de 10h55)
12h30 - Stock Car – Corrida Final
(transmissão ao vivo: Band, SporTV2 e YouTube Stock Car a partir de 12h15)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes
Curitiba: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande
Goiânia: Ricardo Maurício, Guilherme Salas e Allam Khodair

Classificação do campeonato, após 11 etapas (os 11 com chances):

1º - Thiago Camilo - 238 pontos
2º - Daniel Serra - 237
3º - Ricardo Maurício - 231
4º - Ricardo Zonta - 226
5º - Gabriel Casagrande - 224
6º - Rubens Barrichello - 224
7º - Cesar Ramos - 203
8º - Allam Khodair - 195
9º - Guilherme Salas - 190
10º - Diego Nunes – 185
11º - Nelsinho Piquet - 180

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial