Motor On Line
Notícias-

Stock Car: com Zonta a Shell chega pela 1ª vez à grande final
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Paranaense só está a 12 pontos do líder com 60 em jogo na etapa decisiva em Interlagos; em 2020, paranaense venceu Corrida do Milhão na pista.

Chegou a hora da decisão para a Shell e Ricardo Zonta. Pela primeira vez, a marca disputa o título da Stock Car na Grande Final, no próximo domingo, em Interlagos. Com duas vitórias na temporada, Zonta está em quarto na classificação geral, apenas 12 pontos atrás do líder, e com 60 em jogo para o vencedor, já que a pontuação da prova será dobrada.

Uma das apostas de Zonta para brigar por mais uma vitória em Interlagos é o fato de não haver a obrigatoriedade de lastro para os líderes do campeonato. Por ter começado a temporada já entre os ponteiros, o piloto da Shell carregou peso em seu carro durante praticamente todas as etapas, exceto justamente nas duas em que não carregou o lastro.

A Stock Car já visitou Interlagos no começo da temporada deste ano, e Zonta foi o vencedor da Corrida do Milhão pela segunda vez na carreira - a anterior havia sido em 2013. O competidor do carro #10 também já venceu no autódromo paulistano uma corrida válida pela Grande Final, no campeonato de 2018.

Outro que venceu uma corrida de fim de temporada no circuito de 4.309 metros foi Átila Abreu, em 2015. Gaetano di Mauro, por sua vez, venceu uma prova final em Interlagos com pontuação dobrada, em 2017, pelo Brasileiro de Turismo. Já Galid Osman esteve muito perto de ganhar a Corrida do Milhão na pista, em 2012, mas o combustível acabou na última volta.

A programação do fim de semana será diferenciada, com a realização de apenas um treinamento livre, na sexta-feira. No sábado, serão disputadas mais uma sessão livre e a classificação, com a corrida final tendo sua largada às 12h30 de domingo. A prova decisiva da Stock Car será transmitida pela Band na TV aberta e pelo SporTV na fechada.

Todos os pilotos da Shell estão elegíveis para o Fan Push, um disparo adicional do botão de ultrapassagem, que dá 100 cavalos a mais ao motor por 16 segundos. Apenas três pilotos serão contemplados, e a votação segue no site oficial da categoria (stockcar.com.br) até o horário da largada.

O que eles disseram:

"É difícil falar sobre essa última etapa. Na Corrida do Milhão, andamos tão bem, tínhamos um carro muito bem equilibrado, que se chegássemos da mesma forma como na Corrida do Milhão, eu estaria muito feliz. Mas sabemos que depois da Corrida do Milhão, mudou muito. Todas as equipes evoluíram, carregamos lastro o campeonato inteiro, então hoje é difícil medir como estaremos comparados com os outros, mas nosso carro é o que corri a Corrida do Milhão, com algumas coisas melhores. Então é chegar e brigar pela vitória, meu foco é ganhar a corrida."

Ricardo Zonta, piloto do carro # 10 na equipe Shell V-Power RCM

"Uma vez que, com dor no coração, estou fora da disputa pelo título, já que as últimas duas etapas foram muito ruins e se tivéssemos pontuado nos credenciaria a brigar, resta tentar um bom resultado e 'estragar a festa' dos outros, buscando um pódio e uma vitória, já que passamos longe disso. É tentar terminar o ano de uma maneira promissora, já visualizando 2021, um novo cenário e uma nova estrutura. Terminar o ano em alta será importante."

Átila Abreu, piloto do carro #51 na equipe Shell V-Power Crown Racing

"Estou bastante animado para essa última etapa, estamos numa crescente. Na última etapa, em Goiânia, largamos em oitavo, o que não é tão ruim. A equipe tem totais condições de nos colocar para fechar o ano com chave de ouro. Um ano que tivemos bastante dificuldade em termos de velocidade, mas acredito muito na equipe. O fato de andar na Porsche com certeza serviu como treino para a última etapa da Stock, mesma pista, condição de tempo parecida. Vamos ver o que vai dar."

Galid Osman, piloto do carro #28 na equipe Shell V-Power Crown Racing

"Estou muito contente, quando você vem de um bom resultado, tudo fica diferente. Estou cada vez mais me entrosando com a equipe, buscando cada vez mais o acerto. Tivemos uma evolução muito grande desde a hora que entrei na equipe. Estou muito positivo, ainda mais depois de dar uma treinada no Endurance da Porsche, o que é muito bom, estar em cima da pista de Interlagos, uma pista difícil, mas que temos um bom histórico. É bom estar treinado, é bom estar num carro mais bem acertado. Muita coisa vai mudar, é final de campeonato, pessoal sem lastro, não sabemos bem o que vai ser. A equipe e eu estamos trabalhando duro para ter o melhor resultado possível e tentar chegar no top 5."

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 na equipe Shell V-Power KTF

Campeonato:

1º T.Camilo - 238 pontos
2º D.Serra - 237
3º R.Maurício - 231
4º R.Zonta - 226
5º G.Casagrande - 224
R.Barrichello - 224

Programação:

Sexta-feira, 11 de dezembro
13h05 - Primeiro treino livre

Sábado, 12 de dezembro
8h40 - Segundo treino livre
11h30 - Classificação

Domingo, 13 de dezembro
12h30 - Corrida

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial