Motor On Line
Notícias-

Rally: o Graciosa se confunde com a história de velocidade brasileiro
Reportagem: Edson Castro
Foto: Edson Castro
Prime.Com
Corrida no Paraná já foi vencida por pilotos e navegadores de dois continentes.

O Rally da Graciosa é mais que uma simples corrida de rali de velocidade, representa uma parte importante da história do esporte no Brasil. Disputado desde 1981, é o mais antigo rali ainda na ativa no País.

Das estradas de terra, de especiais épicas como a Dom Pedro, de trechos inesquecíveis como a “curva do pinheirinho”, ao asfalto, a prova foi se moldando ao longo do tempo. Já passou por cidades como Araucária, Curitiba, Campina Grande, Morretes, Antonina, Piraquara e Quatro Barras, sempre no entorno da capital paranaense.

Em 2020, volta a Quatro Barras, percorrerá novamente a famosa especial Dom Pedro (agora toda em asfalto), em uma prova que promete ser decisiva para as pretensões de quem ainda sonha com título do Brasileiro de Rali de Velocidade. Será a quarta corrida do ano a partir desta sexta-feira, dia 27 e até o domingo, dia 29.

“Estamos na fase final do campeonato e preparados para a etapa do Graciosa. Estamos cientes que deveremos fazer um rali consistente, sem erros, para pontuar bem. Vai ser uma etapa 100% em asfalto, corremos lá o ano passado, é um lindo rali. Vamos fazer de tudo para trazer um bom resultado para a nossa equipe”, diz o navegador Rafael Sartori, que junto com o piloto e irmão Juliano, já venceram a prova em duas oportunidades.

“É uma prova muito difícil, diferente do que estamos acostumados a andar, mas que já andamos e conhecemos. Trata-se de uma corrida muito rápida e nossa expectativa é poder brigar pela maior quantidade de pontos possível e nos manter na disputa pelo título desta temporada”, acrescenta Ulysses Bertholdo, também vendedor de duas corridas no Graciosa.

Para Evandro Carbonera, o Graciosa é um dos ralis mais importantes do calendário nacional. “Por sua história, pela peculiaridade de ser a única corrida 100% em asfalto, um tipo de rali diferente, que precisa de diversos ajustes mecânicos como suspensão, pneus e nossa equipe tem trabalhado no pré-prova para que tudo fique pronto e possamos fazer uma boa corrida no final de semana”, enfatiza Evandro.

O gaúcho Cláudio Rossi destaca ainda as muitas mudanças que precisaram ser feitas nos carros para a corrida 100% em asfalto. “Ajustes de suspensão, novos freios, pneus, rodas, uma série de configurações que mudam em relação a provas em estradas de terra”, amplia Rossi.

A história do Graciosa

Subir ou não a famosa Serra da Graciosa, nunca impediu de a corrida levar a região da mata Atlântica no nome. Pelas estradas da região de Curitiba já competiram pilotos e navegadores de inúmeros países, incluindo Europa.

Passaram pela corrida ao longo da história, grandes campeões do Campeonato Brasileiro e Sul-americano de rali de velocidade. Dos que já venceram por lá, apenas três estarão na pista no sábado e domingo: Maurício Neves / Leandro Ferrarini (dupla do Paraná), Ulysses Bertholdo, piloto gaúcho, além dos irmãos Juliano e Rafael Sartori.

O jornalista e fotógrafo Edson Castro, que acompanha o Graciosa desde 2000, destaca que o Graciosa é o tipo de prova que todo competidor quer vencer. “No Brasil se formaram ralis históricos, com mística, ambiente diferente, como é o caso do Graciosa. Tive a oportunidade de acompanhar as disputas na terra, provas a noite, largadas promocionais no centro de Curitiba, o Graciosa em suas várias formações, sempre é um show a parte, uma parte importante da história deste esporte para o Brasil e que agora se torna a única com todos os trechos especiais em asfalto”, completa o jornalista.

Os vencedores do Rally da Graciosa

2019 – Marco Malucelli / Vinicius Anziliero – Mitsubishi Lancer / Brasil
2018 – Mauricio Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot 207 / Brasil
2017 – Michel Mueller / Luis Felipe Eckel – Peugeot 207 / Brasil
2016 – Mauricio Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot 207 XRC / Brasil
2015 – Mauricio Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot 207 XRC / Brasil
2014 – Rafael Tulio / Gilvan Jablonski – Peugeot 207 / Brasil
2010 – Kris Meeke / Paul Nagle – Peugeot S2000 / Inglaterra
2009 – Kris Meeke / Paul Nagle – Peugeot S2000 / Inglaterra
2008 – Édio Fuchter / Gilvan Jablonski – Mitsubishi Lancer / Brasil
2007 – Édio Fuchter / Lelo Perdigão – Mitsubishi Lancer / Brasil
2006 – Juliano Sartori / Rafael Sartori – Subaru Impreza / Brasil
2005 – Ulysses Bertholdo / Gilberto Barricatti – Mitsubishi Lancer / Brasil
2004 – Ulysses Bertholdo / Armando Miranda – Mitsubishi Lancer / Brasil
2003 – Juliano Sartori / Rafael Sartori – Mitsubishi Lancer / Brasil
2002 – Tino Viana / Edu Paula – Subaru Impreza / Brasil
2001 – Federico Villagra / Javier Villagra – Mitsubishi Lancer / Argentina
2000 – Marcos Ligatto / Ruben Garcia – Subaru Impreza / Argentina
1999 – Christian Rosiak / Hugo Thomaz – Mitsubishi Lancer / Argentina
1998 – Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera – Lancia Delta / Paraguai
1997 – Gabriel Mendez / Carlos Villete – Toyota Celica / Uruguai
1996 – Gabriel Raies / José Volta – Toyota Celica / Argentina
1995 – Maria Dario Galanti / Ivan Dumont – Toyota Celica / Paraguai
1994 – Maria Dario Galanti / Ivan Dumont – Toyota Celica / Paraguai
1993 – Gabriel Mendez / Felipe Mercader – Gol GTI / Uruguai
1992 – Gustavo Pisano / Felipe Mercader – VW Gol GTI / Uruguai
1991 – Paulo Lemos / Ricardo Costa – VW Gol GTI / Brasil
1990 – Reinaldo Varela / Sérgio Lima – VW Gol GTI / Brasil
1989 – Édio Fuchter / Ricardo Costa – VW Gol GTI / Brasil
1988 – Édio Fuchter / Ricardo Costa – VW Gol GTI / Brasil
1987 – Paulo Lemos / Arthur Carvalho – VW Gol GI / Brasil
1985 – Claudio Antunes / Olavo Barbour – VW Passat / Brasil
1984 – Cesar Vilela / José Baranovisk – GM Monza / Brasil
1983 – Paulo Lemos / Arthur Carvalho – VW Voyage / Brasil
1982 – Sady Bordin / Dario Araujo – VW Voyage / Brasil
1981 – Jorge Fleck / Sylvio Klein – VW Gol /Brasil

Programa do Rally

Sexta-feira, dia 27
14h – Abertura da Secretaria de Prova
15h – Início do reconhecimento das especiais

Sábado, dia 28
13h13 – Largada da Especial Rio do Meio 1
13h51 – Largada da Especial Campininha 1
14h34 – Largada da Especial Rio do Meio 2
16h32 – Largada da Especial Rio do Meio 3
17h10 – Largada da Especial Campininha 2

Domingo, dia 29
8h13 – Largada da Especial Dom Pedro 1
9h06 – Largada da Especial Dom Pedro 2
11h09 – Largada da Especial Dom Pedro 3
13h - Premiação

Serviço

O que: Rally da Graciosa 2020
Onde: Quatro Barras, PR
Quando: dias 27 a 29 de novembro
Descrição: rali 100% em asfalto passando pela Serra da Graciosa. Corrida mais tradicional do rali nacional disputada desde os anos 1980. Algumas das especiais realizadas atualmente em asfalto, eram de estradas de terra antigamente. Alguns trechos foram percorridos por Dom Pedro II quando em passagem pela região no século XIX
Mais informações: www.rallybr.com.br

Notícias

Página inicial