Motor On Line
Notícias-

Rally: quatro bolhas do Sertões 2020 já foram implementadas
Reportagem: Tatiana Fonseca / Everton Santos
GAD Comunicação
Profissionais da Go2neXt Digital Innovation estão por trás do projeto, instalação e operação de redes digitais que, diariamente, chegam a 10 Gb/s de tráfego de vídeo e de dados, atendendo 1500 usuário

A Go2neXt, empresa de soluções e serviços de inovação digital, anuncia o resultado de quatro "bolhas" já implementadas durante o Sertões 2020, o maior rally das Américas. Nas noites de 31 de outubro, 01, 02 e 03 de novembro, ambientes totalmente conectados onde só entram os 1500 participantes da disputa deste ano estiveram plenamente operacionais. "Estamos enfrentando – e superando – grandes desafios", ressalta Vinicius De Simoni, diretor de operações da Go2neXt. "Entregamos Internet de 100 Mb/s simultânea para os usuários do Sertões; ao longo do dia, o volume de tráfego é de 10 Gb/s". A equipe Go2neXt tem apenas oito horas de intervalo entre desmontar a bolha que estava operacional na véspera e acender a nova bolha, em alguns casos com mais de 600 quilômetros de distância uma da outra.

É um grande desafio, pois as bolhas são montadas em áreas distantes das cidades ao longo da trilha 4x4 do Rally dos Sertões, muitas vezes em zonas rurais extremamente vulneráveis às variações climáticas. As fortes chuvas de ontem e anteontem tornaram a implementação de redes de alta velocidade para usuários da Imprensa, TV Sertões, Organização e Secretaria da prova e time de Cronometragem ainda mais complexa.

Segundo Filipe Santos, analista de rede da Go2neXt que realiza a implementação da infraestrutura digital das oito bolhas do Sertões, a qualidade dos serviços digitais é crítica para o sucesso da prova. "Temos a missão de garantir a entrega de uma rede de alta velocidade, um sistema plenamente capaz de suportar a edição e o upload dos vídeos da TV Sertões e de dezenas de jornalistas, além de dar vazão às aplicações que suportam os times de Organização e Secretaria da Prova e, também, de Cronometragem".

Devido à rapidez com que cada bolha é montada, a experiência, flexibilidade e garra dos profissionais Go2neXt tem se mostrado essencial. É o que afirma Rodrigo Guimarães dos Santos, arquiteto de soluções da Go2neXt que atua no time que suporta o Sertões 2020. "A gente entra em cena e, poucas horas de depois, toda a infraestrutura de rede está instalada, testada e plenamente operacional. Isso garante que entreguemos serviços de alto nível a todo o universo de usuários do Sertões 2020, não importando a condição do ambiente que encontramos em cada localidade".

Uma das razões para esse sucesso é que o time Go2neXt projetou uma rede muito bem balanceada, em que o acesso à internet é distribuído entre links via satélite, redes 3G e 4G e serviços digitais dos ISPs das várias regiões atravessadas pelo Sertões. "Vale destacar também, o fato de que passamos dois meses planejando essa operação, com foco nos detalhes e em simulações das condições que iríamos encontrar em campo", ressalta De Simoni. O time Go2neXt conta, ainda, com o data center TechTruck2Go, caminhão que serve de NOC móvel da rede implementada em cada bolha, além de atuar como data center redundante do centro de dados da organização do Sertões.

Hoje, dia 4, e nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro, novas bolhas e novas redes Go2neXt serão montadas nas áreas rurais de Goiás, Tocantins e Maranhão. A prova termina em Barreirinhas, Maranhão, no dia 9 de novembro.

Sobre a Go2neXt

A missão da Go2neXt Digital Innovation é projetar, implementar e gerenciar ambientes inteligentes em seus clientes. Essas soluções são baseadas em ofertas de infraestrutura – incluindo IoT –, colaboração, data center, cloud e segurança. Cada projeto é criado de forma a promover a melhor experiência do usuário (UX). A soma das tecnologias de mercado com a inteligência Go2neXt dá origem a ambientes que geram dados – data lakes. A partir daí, entram em cena soluções de inteligência artificial e analytics que aceleram os processos de negócios dos clientes Go2neXt.

Sobre o Sertões 2020

Um ano diferente pede um Sertões diferente. Em 2020, o maior rally das Américas se transforma no "Rally da Solidariedade". A 28ª edição da prova traz adaptações relevantes nas suas três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A missão este ano é levar acesso à medicina de qualidade e fomento econômico para as comunidades remotas e carentes do Brasil. Este ano a ação social do Sertões está focada em dois pilares: 1. Saúde: através da instalação de Unidades de Teleatendimento (UTAs), um projeto inovador desenvolvido pelo SAS Brasil; 2. Legado econômico: a ação coordenada pelo SEBRAE e pelo UniãoBR fará a aquisição de cestas básicas de pequenos comerciantes locais e as redistribuirá nas regiões percorridas pelo Sertões aos que estão sem trabalho e renda. O lado competitivo da prova foi adaptado e traz um protocolo de segurança especial. A caravana ficará isolada em bolhas, acampamentos fechados, ao longo do percurso. Já a dimensão Turismo, que revela lugares que pouca gente conhece, foi postergada para 2021.

Notícias

Página inicial