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FIA se desculpa com Guilherme Samaia por punição equivocada na F-2
Reportagem: Cleber Bernuci
Foto: Seebastian Roseendal
P1 Media Relations
Brasileiro da equipe Campos Racing teve de cumprir uma parada obrigatória de 10 segundos no final da corrida deste sábado (12) em Mugello. Entidade revisou os dados e constatou erro.

Mugello, na Itália, recebeu neste sábado a primeira corrida do final de semana que vale pela nona etapa da Fórmula 2. Em prova bastante movimentada, a vitória ficou com o russo Nikita Mazepin, da equipe Hitech. Guilherme Samaia, brasileiro estreante da equipe espanhola Campos Racing, chegou a se colocar na disputa pelos pontos.

A escolha errada na hora do pit stop, a apenas 12 voltas do final, mais uma punição equivocada aplicada pela direção de prova, fizeram o piloto terminar apenas na 18ª colocação.

"A corrida parecia boa até determinado momento, mas depois foi um completo desastre. Sofri muito com os pneus duros com os quais larguei, e demoramos muito para tomar a decisão de fazer a troca. Por algum motivo nós não conseguimos ter um domínio destes compostos. Meu pneu dianteiro esquerdo estava destruído e meu ritmo caiu drasticamente", disse o brasileiro.

Quando o carro de Giuliano Alesi, da HWA, parou na área de escape após o estouro do motor, o Virtual Safety Car foi determinado e os pilotos, por regulamento, devem reduzir em 30% o ritmo, sem fazer ultrapassagens. Com a demora na remoção do carro de Alesi, a direção de prova determinou a entrada do Safety Car para controlar o ritmo e aproximar o pelotão. Foi justamente neste momento que a equipe Campos mandou que Guilherme aumentasse o ritmo de maneira segura, depois de passar pelo local onde o carro de Alesi era retirado, para se juntar aos outros carros.

O software que auxilia a direção de prova forneceu dados errados, como se Guilherme houvesse aumentado o ritmo durante a vigência do Safety Car Virtual, quando na verdade o piloto só o fez quando a entrada do carro de segurança foi ordenada.

O erro custou caro. A direção de prova puniu Samaia com um stop and go de 10 segundos, já nas voltas finais da corrida. "Estávamos sob regime de Safety Car Virtual e quando foi determinada a entrada do Safety real, a equipe me mandou chegar no pelotão, então eu já podia acelerar um pouco mais, fora da zona de perigo, para me juntar aos outros carros. A direção de prova errou e me puniu por ter feito o que era correto. Tive que pagar a penalidade ficando dez segundos parado no box e aí não havia nada o que eu podia fazer", reclamou.

Horas depois, a FIA reconheceu o erro e confirmou que Guilherme não descumpriu o artigo 39.7 do Regulamento Esportivo da Fórmula 2 e se desculpou com o piloto, revogando os três pontos de penalização que haviam passado a constar em sua carteira de piloto.

"Agora é pensar na corrida de domingo e fazer um trabalho mais consistente. Felizmente reconheceram o erro e revogaram os três pontos de penalização na minha carteira de piloto; infelizmente, quanto ao resultado da prova, não há mais nada que possa ser feito. Só restou mesmo o pedido de desculpas. Uma pena", lamentou.

A segunda prova da Fórmula 2 tem largada neste domingo (13) às 6h55 no horário de Brasília. Serão 23 voltas ou 45 minutos de disputa com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Fórmula 1 no YouTube.

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