Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Fras-Le & Fremax apresentam etapa de Londrina
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Duda Bairros
P1 Media Relations
Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), recebe a quarta etapa da temporada 2020 da Stock Car neste domingo (13) previsto com intenso calor.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), recebe neste final de semana a quarta etapa da temporada 2020 da Stock Car. O traçado da pista localizada na bela cidade do norte paranaense tem 3.146 metros de extensão, com duas retas e um mix de curvas em subidas e descidas.

O circuito tem duas retas relativamente longas, que promovem as maiores velocidades e, consequentemente, as maiores exigências de frenagem: cerca de 230 km/h na reta principal, de onde na freada se reduz para cerca de 90 km/h; e na reta oposta, onde os carros atingem até 240 km/h e reduzem para algo em torno de 110 km/h na curva 7.

O desafio para pilotos e equipes consistirá no gerenciamento dos freios, uma vez que a previsão do tempo aponta para temperaturas máximas de até 35 graus; no asfalto, de alta abrasividade, a temperatura deverá superar os 50 graus.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da principal categoria do automobilismo brasileiro desde 2016 e 2004, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade.

Fala, piloto!

"A pista de Londrina é uma das mais difíceis da temporada por ser muito exigente com o equipamento pelo fato de se ter muitas curvas e duas retas não muito longas. Então o carro acaba sendo submetido a muitas forças, seja por temperatura de motor, câmbio e freios, porque não se tem muito fluxo de ar limpo justamente pelo fato de as retas não serem muito longas e promoverem o resfriamento adequado de certas partes do carro. Mecanicamente, o traçado castiga bastante o carro com as ondulações do asfalto e as zebras altas, afetando mais a suspensão e os amortecedores; o asfalto abrasivo desgasta muito os pneus. As frenagens das curvas 1 e 7, que são depois das retas, são feitas em dois tempos: o piloto aplica uma primeira pressão no pedal, alivia um pouco e a aplica novamente dentro das curvas. São características e dificuldades que tornam a pista de Londrina um traçado tão técnico e uma das corridas mais difíceis da temporada".

(Átila Abreu, Shell V-Power, Chevrolet Cruze #51)

A pista de Londrina na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"O nível de exigência dos freios de um carro da Stock Car é bastante alto por natureza. Soma-se a isso as altas temperaturas e o fato de os novos carros desta temporada contarem com menor pressão aerodinâmica e maior peso no eixo dianteiro em comparação com o modelo do ano passado; nestas novas condições, a tendência é que os pontos de frenagens sejam adiantados em alguns metros. O acerto dos freios vai de acordo com a preferência de cada piloto, que trabalha o equilíbrio de força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras. Particularmente, o traçado de Londrina não é dos mais exigentes para os freios por ser considerado de média velocidade. O que será interessante de acompanhar é que, por causa desta nova configuração, poderemos ver mais ultrapassagens, porque os freios terão um papel maior nas manobras por causa do menor apoio aerodinâmico".

(André Brezolin, engenheiro de projeto, FRAS-LE & FREMAX)

Programação da etapa:

Sexta-feira, 11 de setembro
11h35 – 11h50: Shakedown Stock Car
13h00 – 13h30: 1º Treino Livre (Grupo 1) Stock Car
13h40 – 14h10: 1º Treino Livre (Grupo 2) Stock Car

Sábado, 12 de setembro
08h00 – 08h30: 2º Treino Livre (Grupo 1) Stock Car (YouTube da Stock Car)
08h40 – 09h10: 2º Treino Livre (Grupo 2) Stock Car
11h15 – 11h50: Classificação Stock Car (Transmissão ao vivo SporTV2)

Domingo, 13 de setembro
12h30: Corrida 1 – Stock Car (Transmissão ao vivo SporTV2)
13h25: Corrida 2 – Stock Car (Transmissão ao vivo SporTV2)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta

Classificação do campeonato, após três etapas (Top-10):

1. Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 82
2. Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 78
3. Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), 71
4. Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze), 64
5. Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 50
6. Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 50
7. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 46
8. Atila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 44
9. Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze), 42
10. Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 41

Sobre a FRAS-LE:

Uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a FRAS-LE completou seis décadas como uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos composta por pastilhas e lonas para freios, revestimento de embreagens, produtos industriais e especiais para aplicação em caminhões, semirreboques, ônibus, automóveis, motocicletas, tratores, metrôs, trens, elevadores, aviões, máquinas industriais, sondas petrolíferas, entre outros, estando presente em todas as atividades que exigem materiais de fricção da mais alta qualidade.

Desde 2012, com a aquisição da Controil, também produz componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda. Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Foi o primeiro fabricante de materiais de fricção do Brasil a obter certificação pela norma ISO 9001 e possui também a ISO 14001, OHSAS 18001e a IATF 16949, que confirma a preocupação constante da empresa com a qualidade, tecnologia e meio ambiente.

No avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, a FRAS-LE conta com laboratórios químico, físico e piloto, que possibilita a geração de produtos com alta performance com a qualidade exigida pelas principais montadoras de veículos do mundo e pelo mercado de reposição.

Desde 2016, é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.

Sobre a Fremax:

Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano.

Além da Stock Car, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.

Empresas Randon:

Com mais de 70 anos de história, as Empresas Randon alcançaram presença global e liderança nos setores de reboques e semirreboques, veículos fora-de-estrada, autopeças e serviços. A organização tem sede na cidade de Caxias do Sul (RS) e está presente em mais de 100 países, sempre priorizando a proximidade e a confiança com seus públicos, a valorização das pessoas e o lucro com sustentabilidade. A companhia tem como propósito conectar pessoas e riquezas para gerar prosperidade e faz isso por meio das empresas Randon Implementos, Randon Veículos, Fras-le, Jost Brasil, Master, Suspensys, Castertech, Randon Ventures, Randon Consórcios, Banco Randon e suas controladas.

As Empresas Randon contam com o maior centro tecnológico do setor automotivo da América Latina, o CTR, e atuam no ecossistema de inovação com o Instituto Hercílio Randon e com a Randon Ventures, além de trabalhar na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon. A empresa faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.

Notícias

Página inicial