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Stock Car: Zonta vence a CM com a Shell e assume liderança isolada
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
É a segunda vitória do paranaense na prova em Interlagos; piloto do carro #10 obtém segundo triunfo e terceiro pódio em quatro corridas em 2020.

A Shell venceu neste domingo a Corrida do Milhão da Stock Car com Ricardo Zonta. Com a segunda vitória e o terceiro pódio em quatro provas no ano, o paranaense assumiu de forma isolada a liderança da classificação geral da categoria. É a segunda vitória de Zonta na Corrida do Milhão em Interlagos - a outra foi em 2013.

Átila Abreu também terminou entre os dez primeiros colocados, em oitavo, enquanto Galid Osman cruzou a linha de chegada em 15º lugar, logo à frente de Gaetano di Mauro.

O domingo começou com a classificação, e Zonta conseguiu a terceira colocação no grid, enquanto Átila foi o 11º colocado, duas posições à frente de Gaetano. Com problemas no Q1, Galid ficou na 23ª posição. Na votação do Fan Push, Zonta e Átila foram contemplados com um disparo extra do botão de ultrapassagem.

A largada foi limpa, e Zonta pulou para segundo, e Átila manteve o décimo lugar, com Gaetano em 14º, e Galid em 22º. Na segunda volta, o paranaense chegou a sair da pista na Descida do Lago mas segurou a segunda posição.

Nos primeiros dez minutos de corrida, quem cresceu foi Abreu, que subiu para o oitavo lugar. Di Mauro também começou a evoluir, para 12º. Na sequência, Átila continuou ganhando posições e subiu para sétimo. E Zonta volta a volta começou a encostar no líder César Ramos.

Na nona volta, a janela para pit stop foi aberta, e Zonta assumiu a liderança depois que seu concorrente entrou nos boxes. O piloto do carro #10 aproveitou para acionar o Fan Push e construir uma boa vantagem. A 21 minutos do fim, o paranaense fez o pit stop, e, após uma excelente operação nos boxes, Ricardo voltou à frente de seu rival direto.

Átila retardou sua parada nos boxes e também se deu bem, pois passou a ocupar o sexto lugar na volta à pista. Já Osman subiu para 17º, logo à frente de Gaetano. Quando todos fizeram o pit stop, Zonta recuperou a primeira colocação e passou a abrir vantagem sobre os adversários.

Nas voltas finais, o paranaense do carro #10 controlou a liderança e consolidou a segunda vitória na Corrida do Milhão. Átila cruzou a linha de chegada em oitavo, com Galid em 15º e Gaetano em 16º.

O que eles disseram:

“Foi fantástico! Na largada, eu já larguei bem, só que cometi um erro na segunda volta, lá na freada embaixo. Fui frear mais dentro, bloqueei as rodas, fui para fora. Totalmente erro meu, mesmo. O Polenta, meu engenheiro, estava falando no rádio, e eu me desconcentrei. Mas o carro era tão bom, que toda volta eu estava chegando um pouquinho no César, e sobrou botão de ultrapassagem. Agradeço aos fãs pelo Fan Push, o carro estava fantástico. Depois do pit, com sete segundos na liderança, foi só administrar. ”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10 da equipe Shell RCM

“Melhoramos bem de Goiânia para cá, em vários aspectos, mas longe de ser um carro competitivo. O carro tem problemas, e na corrida, nos defendemos mais do que atacamos. Até classificamos melhor do que deveria, mas estamos longe do ritmo. É preciso fazer uma análise melhor para que possamos evoluir. Salvamos dois resultados, longe do que gostaríamos, mas continuamos pontuando, e é continuar trabalhando. Na hora que acender, é tentar recuperar essas diferenças. Vamos fazer a nossa parte.”

Átila Abreu, piloto do carro #51 da equipe Shell V-Power Crown Racing

“Hoje foi muito difícil porque tive um furo de pneu no quali, então já larguei quase em último. Na corrida, deu para recuperar um pouco, mas na verdade estava muito difícil de guiar, o carro não estava o ideal. Não tinha muita margem para estratégia, então acabamos chegando no máximo que podíamos mesmo.”

Galid Osman, piloto do carro #28 da equipe Shell V-Power Crown Racing

“A corrida foi uma decepção, já começou desde a classificação. Testamos um acerto diferente para essa corrida, imaginamos que iria funcionar, e até estava funcionando na chuva, mas andamos para o caminho errado. Depois do quali, você não pode mexer no carro, então tínhamos um carro ruim no quali, e tivemos um carro ruim na corrida. Não tivemos o que fazer. Era mais entregar o carro no fim da prova sem quebrar nada e salvar algum ponto se possível. Foi o que tentamos fazer, mas foi decepcionante, ainda mais numa pista que gosto muito, temos um histórico muito bom aqui. Vamos para a próxima e ver o que podemos evoluir..”

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 da equipe Shell Vogel Motorsports

Resultado:

1º R.Zonta - 42m36s582
2º C.Ramos - a 6.117
3º D.Navarro - a 9.755
4º R.Barrichello - a 10s551
5º R.Maurício - a 15s261
6º T.Camilo - a 16s674
7º G.Salas - a 16s971
8º Á.Abreu - a 17s540
9º A.Khodair - a 11s723
10º J.Campos - a 20s222

Campeonato:

1º R.Zonta - 82 pontos
2º C.Ramos - 78
3º R.Barrichello - 71
4º R.Maurício - 64
5º N.Piquet - 50

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

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