Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell volta em Interlagos com a Corrida do Milhão
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Fim de semana terá uma corrida no sábado e a prova mais famosa da categoria no domingo, com prêmio revertido ao combate ao coronavírus.

Vencedora da primeira corrida da temporada de 2020 da Stock Car, com Ricardo Zonta, a Shell volta à pista no próximo fim de semana com duas provas no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. No sábado, será disputada uma prova isolada, enquanto no domingo os pilotos participam da Corrida do Milhão.

A edição 2020 da prova será diferente das anteriores, com engajamento no combate ao coronavírus. Pela primeira vez desde 2008, o prêmio da vitória não será dado ao piloto vencedor, mas para entidades assistenciais que combatem a pandemia. A quantia será revertida em doações de produtos.

O fim de semana terá duas classificações distintas, ambas no mesmo dia de cada corrida, no sábado e no domingo. Haverá um intervalo de apenas 20 horas entre a primeira prova e o quali da Corrida do Milhão. Tanto a prova de sábado como a de domingo terão a duração de 40 minutos, mais uma volta. As classificações serão disputadas no modelo da etapa de Goiânia, com Q1 e Q2 apenas.

Assim como no ano passado, os pilotos serão obrigados a largar na Corrida do Milhão com a quantidade de combustível no tanque com a qual terminaram a classificação. Ou seja, quem chegar à disputa pela pole position obrigatoriamente terá menos gasolina e fará o pit stop mandatório mais cedo.

Ricardo Zonta chega embalado a Interlagos, com a vitória na primeira corrida da rodada de Goiânia e a quarta posição no campeonato. O paranaense da Shell já tem uma vitória na Corrida do Milhão, em 2013, além de ter feito a pole position e vencido a prova de encerramento da temporada de 2018.

Átila Abreu também já venceu em Interlagos, em 2015, e conseguiu outros dois pódios, ambos em 2010. Galid Osman esteve perto de vencer a Corrida do Milhão de 2012, quando abriu a última volta na liderança mas parou sem combustível. Por fim, Gaetano di Mauro estreou na Stock justamente em Interlagos, em 2018, além de ter vencido no circuito pelo Brasileiro de Turismo, em 2017.

Com os mesmos protocolos rígidos de segurança para proteger os envolvidos com a Stock Car do coronavírus, as atividades começam na sexta-feira, com o shakedown e dois treinamentos livres. Estas serão as únicas sessões livres, já que o sábado e o domingo serão reservados apenas para as classificações e corridas.

No sábado, classificação (9h) e corrida (11h) serão transmitidas pelo canal por assinatura SporTV2. No domingo, o SporTV2 também mostra a classificação da Corrida do Milhão, às 8h15, e a prova, com largada às 10h13, será transmitida pela TV Globo.

O que eles disseram:

“As expectativas são grandes, ainda mais em Interlagos, uma pista que gosto muito. Já tive bons resultados lá, já venci a Corrida do Milhão em 2013, já tive pole e vitória em 2018, na última etapa, então, com o carro novo da Toyota, se mantivermos um bom balanço como em Goiânia, será um fim de semana muito importante para a pontuação. Serão duas etapas, será importante não cometer erros, tentar fazer todos os treinos bem tranquilos, colhendo o máximo possível de informações, princpalmente em relação ao desgaste de pneus e do carro. Queira ou não, são duas etapas com pouco tempo de revisão de todo o equipamento. É muito importante ter uma constância e ser bem rápido. Estou bastante otimista de que vai estar tudo certo, e vamos trabalhar muito para ter o melhor carro possível para o fim de semana.”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10 da equipe Shell RCM

“Estou bem animado, estive muito em Interlagos nas últimas duas semanas com Endurance e Porsche Cup, então tenho andado bem na pista, estou bem familiarizado. É um fim de semana atípico do que a gente está acostumado na Stock Car. Apesar de ser duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, no qual tem a Corrida do Milhão, num formato diferente, com o Milhão Solidário, mas no sábado não deixa de ser uma etapa, então teremos duas tomadas de tempo. Na corrida de sábado, você tem de misturar agressividade e cautela porque tem a corrida no dia seguinte, e uma corrida importante como a do Millhão, com uma pontuação diferente. Será um formato bem interessante de trabalhar, por termos duas tomadas. Você vai trabalhar do zero, sem se aproveitar do grid invertido. A previsão do tempo é uma incógnita, já que tem uma previsão de chuva na sexta, com as tomadas e as corridas no seco. Foram feitos alguns testes e modificações no carro novo em termos de dutos, para melhorar a questão de temperatura, já que todos os carros sofreram muito na primeira etapa. Nessa pista é sempre tudo muito disputado, porque é o quintal de todo mundo, todos conhecem Interlagos como a palma da mão e chegam em condições novas, depois de tanto tempo parado, voltando às atividades agora. A Corrida do Milhão é sempre muito legal, é claro que ficamos tristes de não ter a presença do público, mas é uma grande oportunidade para gerarmos conteúdo para quem quer consumir algo novo. Faremos tudo para ter um fim de semana interessante, a equipe trabalhou muito nas últimas semanas, principalmente para evoluir velocidade de reta, que foi o nosso Calcanhar de Aquiles em Goiânia.”

Átila Abreu, piloto do carro #51 da equipe Shell V-Power Crown Racing

“A minha expectativa para as duas corridas é bem alta. Nós andamos relativamente bem em Goiânia, sempre entre os dez primeiros no fim de semana inteiro. Pena que tivemos um problema nos freios, o que nos atrapalhou na tentativa de conquistar um pódio. Mas estou muito esperançoso para fazer um bom fim de semana, a equipe está trabalhando bastante para resolver esse problema nos freios. Interlagos é uma pista na qual sempre andei muito bem, então será um fim de semana muito corrido, muito dinâmico. Vamos chegar no sábado e ir direto para a classificação. O piloto e a equipe que já estiverem bem preparados levarão muita vantagem.”

Galid Osman, piloto do carro #28 da equipe Shell V-Power Crown Racing

“A expectativa de andar em Interlagos é sempre muito alta, uma pista que eu gosto muito de andar, é a minha preferida do calendário. Além disso, é a pista na qual estreei na Stock Car, e a pista que mais andei com um carro de Stock Car. Fico muito animado de voltar para lá, ainda mais por fazer duas corridas importantes, uma normal pelo campeonato e a outra, a Corrida do Milhão, com certeza a que mais nos empolga para acelerar. Tenho certeza de que vai dar tudo certo, vamos trabalhar bastante no fim de semana para achar o melhor acerto do carro e tentar levar o milhão para casa e os pontos para o campeonato.”

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 da equipe Shell Vogel Motorsports

Programação*:

Sexta-feira, 21 de agosto
9h - Shakedown
10h - Primeiro treino livre
14h - Segundo treino livre

Sábado, 22 de agosto
9h - Classificação
11h - Corrida

Domingo, 23 de agosto
8h15 - Classificação da Corrida do Milhão
10h13 - Corrida do Milhão

*sujeita a alterações

Campeonato

1º R.Barrichello - 38 pontos
2º D.Serra - 34
3º T.Camilo - 31
4º R.Zonta - 30
5º R.Maurício - 30
6º C.Bueno - 29
7º A.Khodair - 26
8º C.Ramos - 26
9º Á.Abreu - 22
10º N.Piquet - 20

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial