Motor On Line
Notícias-

F-1: grande prêmio Emirates do 70º aniversário da categoria
Reportagem: Imprensa Renault do Brasil

A Renault DP World F1 Team conquistou quatro pontos no GP Emirates do 70º aniversário da F1 dominado pela estratégia, com Esteban Ocon subindo seis posições para terminar em oitavo, em Silverstone. Daniel Ricciardo rodou na pista na 31ª volta e terminou a prova fora dos pontos, em 14º lugar.

Os dois pilotos fizeram uma boa largada, com Esteban ganhando duas posições, passando da 14ª para a 12ª posição, e Daniel mantendo a sexta posição no final da primeira volta, tendo largado em quinto.

Estratégia foi a palavra de ordem durante toda a corrida, com o uso generalizado de pneus mais macios em comparação com o fim de semana anterior, disputado no mesmo circuito.

Daniel parou no box na volta de número 14 para trocar para pneus médios seguindo uma estratégia de duas paradas, enquanto que Esteban parou na 22ª volta em sua ousada estratégia de uma única parada.

Daniel estava tendo dificuldades com os pneus médios e parou na 26ª volta para trocar por pneus duros. Com vários carros brigando por posições, Daniel rodou na pista na terceira curva da 31ª volta, o que de alguma forma reduziu sua esperança de acumular pontos.

Enquanto isso, Esteban continuou firme com os pneus duros na oitava posição, conseguindo manter uma diferença confortável em relação aos carros que vinham atrás. Ele cruzou a linha de chegada com um sólido oitavo lugar.

Daniel Ricciardo, largada P5, chegada P14:

“Hoje foi um daqueles dias em que as coisas vão ficando cada vez piores. Eu estava indo bem no início, mantendo a sexta posição e conservando uma distância bem calculada em relação aos carros que seguiam na minha frente. Paramos no box para trocar por outro jogo de pneus médios e tive dificuldades em continuar a prova com eles. Tivemos que parar novamente para trocar por pneus duros, mas acabei tendo dificuldades na 3ª curva e perdi o controle da traseira ao me defender do Carlos [Sainz], o que me fez rodar na pista. Aquilo foi o fim da corrida para mim. Temos que aceitar isso, levantar a cabeça e seguir adiante em Barcelona. Hoje foi um dia frustrante, mas aconteceram muitas coisas positivas em Silverstone, que podemos aproveitar daqui por diante.”

Esteban Ocon, largada P14, chegada P8:

“Este foi definitivamente um bom domingo para nós. Fizemos uma sólida largada, gerenciamos bem os pneus, nos comunicamos com a equipe de forma eficiente e fizemos um excelente pit stop com os mecânicos. A corrida estava marcada para ser bem difícil em termos de pneus, principalmente com uma estratégia agressiva, mas conseguimos nos dar bem e, no final das contas, tivemos uma boa regularidade. Foi apenas uma questão de manter os pneus da melhor forma possível enquanto ficávamos de olho nos carros que vinham atrás, portanto estamos muito felizes com o resultado. Eu não acho que poderíamos ter feito muito mais após termos largado em 14º no grid. Nossa meta é conseguir uma qualificação melhor – temos ritmo para isso – e depois podemos batalhar pra valer, para acumular mais pontos."

Cyril Abiteboul, Diretor da Equipe:

“Tivemos todo tipo de emoção hoje, com um carro entre os dez primeiros e o outro fora dos pontos. Tendo em vista a posição em que o Esteban largou, podemos aplaudir esta corrida, pois ganhamos seis posições em uma competição tão acirrada como a de hoje. Ele e a equipe fizeram um bom trabalho, com uma única parada. E conseguiu fazer isso de forma perfeita, junto com os engenheiros de pista e a equipe de mecânicos. A progressão dele na pista faz um contraste nítido com a evolução do Daniel, que largou em quinto no grid. Ele pretendia fazer duas paradas, fez uma boa primeira parte da prova e fizemos com que ele parasse no box na hora certa, para evitar um grande tráfego na saída. Mas na segunda parte da prova ele não foi nada competitivo e tivemos que fazê-lo parar mais cedo do que previsto, o que comprometeu o restante da prova dele. Ele teve uma excelente preparação no sábado, mantendo o quinto lugar apenas com a regularidade, e também tinha feito uma boa prova no fim de semana passado. Considerando a posição em que largou hoje, estávamos certos que teríamos um resultado melhor. Precisamos avaliar o desempenho dele na segunda metade da prova como aprendizado para as próximas corridas. Barcelona será mais uma prova realizada com tempo quente, o que significa maior exigência em relação aos pneus nas curvas de alta velocidade. Tivemos um belo avanço em competitividade nas qualificações e agora precisamos confirmar isso no próximo fim de semana para anular a perda de performance que tivemos com os pneus médios. Precisamos ter condições de fazer melhor mesmo com uma difícil estratégia de pneus.”

Notícias

Página inicial