Motor On Line
Notícias-

Academia Shell lidera nas duas categorias da Porsche Cup
Reportagem: Paulo Giamarusti
Foto: Luca Bassani
Felipe ganha outra vez, Vitor pole na corrida 2 e se aproxima da vaga na fase global do Junior Program.

A Academia Shell Racing conseguiu bons resultados na abertura da penúltima etapa do campeonato de Sprint da Porsche Cup, nesta sexta-feira (20), em Interlagos. Vitor Baptista manteve a liderança na sua categoria e seu irmão Felipe assumiu a ponta na sua divisão.

Vale destacar que os dois pilotos largarão na primeira fila na primeira disputa deste sábado (21), em suas respectivas categorias. Vitor será o pole position na Carrera Cup 4.0 e Felipe sai em segundo na Carrera Cup 3.8.

Vitor Baptista, partiu da quinta colocação e caiu para sexto após a largada. Dois giros mais tarde, o piloto da Academia Shell fez bonita ultrapassagem e assumiu a quarta posição, partindo para cima do terceiro colocado. Na abertura da quinta volta, o competidor da maior patrocinadora do automobilismo brasileiro piscava os faróis tentando a ultrapassagem sob o seu adversário. Na parte final da prova, Vitor conseguiu a ultrapassagem, mas, na tentativa de retomar a posição, seu concorrente acabou tocando no carro #120 fazendo Vitor terminar a prova na sexta posição. Mesmo com o resultado, o irmão mais velho da família Baptista manteve a liderança da competição na principal divisão da Porsche Cup.

Vale lembrar que o piloto de 21 anos disputa a vaga para o Junior Program Shootout da Porsche. A decisão acontece amanhã e Vitor tem 40 pontos de vantagem para o seu adversário.

Já Felipe Baptista fez grande largada e assumiu a primeira colocação da classe Carrera Cup 3.8, passando seus adversários por fora, no “s” do Senna. Após um incidente na largada, o safety car foi acionado e ficou por duas voltas na pista. Na relargada, o mais jovem vencedor de uma prova de Gran Turismo manteve a liderança e abriu uma confortável margem para o segundo colocado. Com mais de 10 segundos de vantagem, restando poucos mais de 11 minutos para o término da disputa, o competidor da Academia Shell não teve trabalho para faturar a terceira vitória na temporada, com 19 segundos de vatagem para o segundo colocado e assumir a liderança do campeonato.

A primeira prova deste sábado tem largada prevista para às 10h35 e terá transmissão ao vivo dos canais oficiais da Porsche.

O que eles disseram:

“É um fim de semana muito importante para nós, pois será decidido o representante brasileiro no Junior Program global da Porsche e isso nos dá uma responsabilidade grande. Os treinos foram bons, não conseguimos testar tudo que queríamos, mas mesmo assim conseguimos nossa primeira pole position do ano. Estou muito feliz com o trabalho da equipe. Na corrida, que correspondeu a segunda de Portugal, largamos em quinto e tentei fazer uma prova com a cabeça. Perdi uma posição na largada, mas retomei depois pois tinha um bom ritmo. Acabei tocando com meu adversário e levei a pior, perdendo duas posições. Não era o que imaginávamos para hoje, mas são pontos importantes. Vamos nos concentrar para amanhã, é um outro dia, como se fosse um outro fim de semana. Vamos focar para conseguir o melhor resultado possível. Temos todas as ferramentas para conseguir um bom resultadoe pontuar bem”.

Vitor Baptista

"No começo, a chuva estava bem fraquinha, e a pista não estava tão ruim. Consegui fazer uma largada muito boa, saltei muito bem, freei tarde. Quando olhei pelo retrovisor para ver quem estava atrás, vi alguns carros batendo, um deles o Iorio, que poderia ter sido um dos que disputariam a corrida comigo. Depois ouvi pelo rádio que o Enzo tinha abandonado. Isso não é tão legal, eu gosto de ter uma corrida com disputas e tudo mais, mas para o campeonato foi maravilhoso. Estou bem feliz com a corrida, a pista estava bem escorregadia agora no fim. No fim da reta estavam caindo muitos pingos, mais do que na outra parte da pista. Agora é comemorar mais uma vitória, igualei o Enzo com três. Antes de entrar no carro, iquei bravo com a corrida do Vitor, ele estava tentando ultrapassar a corrida inteira, e houve um toque. Foi um toque de corrida, mas por ser meu irmão, fiquei um pouco bravo. Sabemos que é toque de corrida, mas depois do que aconteceu com o meu irmão, vou correr por ele e vencer. Eu já entrei no carro determinado, e consegui uma grande vitória para ele ficar feliz. Na largada eu já consegui demonstrar isso. Estou bem feliz e ele também deve ter ficado, mesmo tendo acontecido aquilo com ele, mas, por eu ter ganho, ele deve ter ficado muito feliz."

Felipe Baptista

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial