Motor On Line
Notícias-

Rally: os Sertões 2019 e seu App usam serviços digitais Go2neXt
Reportagem: Tatiana Fonseca / Everton Santos
GAD Comuniação
Aplicativo permitirá que milhares de pessoas acompanhem a performance de cada equipe off-road ao longo do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Ceará.

A Go2neXt, empresa de soluções e serviços de inovação digital, anuncia que proverá serviços digitais ao universo de usuários do Rally dos Sertões durante os 9 dias da maior disputa off-road do Brasil. Experts da Go2neXt acompanharão todo o trajeto – 4.800 km de percurso geral, sendo 2.832 km de trilhas ao longo dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Ceará –, oferecendo serviços 24x7 para garantir a conectividade de um público de cerca de 1800 pessoas. “É uma missão desafiadora”, observa Paulo Henrique Pichini, CEO & President da Go2neXt Digital Innovation e piloto do Rally dos Sertões desde 2002. “Levaremos para a trilha um data center móvel – o caminhão TechTruck2Go – e, a partir daí, vamos suportar a rede responsável por processos críticos do Rally; o fato de atravessarmos regiões pouquíssimo digitalizadas aumenta o desafio”.

Um dos destaques da disputa deste ano é o App Rally dos Sertões, um aplicativo para IoS e Android que permite que fãs, patrocinadores e familiares dos participantes acompanhem em detalhes a disputa como um todo e o desempenho de cada equipe. “A infraestrutura administrada por nós é essencial para que o App seja alimentado dinamicamente várias vezes ao dia, ´subindo´ vídeos, imagens e textos para a Internet e, a partir daí, disseminando essa informação para pessoas do mundo todo”, detalha Pichini. Com isso, o escopo de usuários dos serviços providos pela Go2neXt, que já incluía a organização do evento, o time de cronometragem, os próprios participantes e a imprensa, deve chegar a um número ainda maior de pessoas.

Do avião para o caminhão

Para Mário Andrada, Diretor de Comunicação do Rally dos Sertões, antes da Go2neXt começar a oferecer serviços digitais ao longo da trilha off-road, a organização da disputa era obrigada a contratar um avião com combustível para 6 horas de voo e um alcance de 500 km para oferecer serviços digitais ao longo dos trajetos diários, em pleno sertão brasileiro. “O avião servia de antena de rádio”, detalha Andrada.

Paulo Henrique Pichini, President & CEO da Go2neXt Digital InnovationHoje, o caminhão TechTruck2Go sai na frente dos pilotos e chega antes na próxima parada do Rally; esse modelo resolve o dilema de oferecer serviços digitais em deslocamentos diários que podem chegar a 800 ou 1000 km – algo que irá acontecer nesta edição do Sertões. Ao final de cada dia, o data center móvel com 15 metros de comprimento torna-se o centro da vida digital do Rally. “Usamos o espaço e os recursos técnicos do TechTruck2Go para compartilhar com as equipes o briefing sobre a Especial do dia seguinte”. O suporte aos briefings que acontecerão ao final de cada dia é garantido pelas soluções de Digital Signage/Video Wall da Leyard/Planar.

Na visão de Andrada, o fato de Paulo Pichini ser simultaneamente líder da Go2neXt e piloto que enfrenta a trilha do Rally dos Sertões faz com que a oferta de serviços digitais ao público da disputa seja ainda mais refinada. “O Paulo adiciona um olhar agudo à entrega dos serviços: ele vive na própria pele a importância da conectividade durante o Rally”.

Satélite Hughes e dispositivos Eseye

Para garantir a conectividade ao longo da trilha off-road, a equipe da Go2neXt projetou, implementou e gerencia um data center móvel que conta com servidores, roteadores, etc. “A conectividade é baseada em três sistemas redundantes; se um dos serviços falhar, teremos outros dois links para oferecer aos nossos usuários”, explica Pichini.

Um dos destaques do projeto digital para o Rally deste ano é o uso de satélites da Hughes ao longo de toda a disputa. Na visão de Humberto Grote, Diretor de Marketing e Vendas da Hughes no Brasil, o Rally dos Sertões é uma ótima oportunidade para mostrar que os serviços Hughes conseguem atingir as localidades mais remotas, como o sertão. A solução usada no Rally dos Sertões 2019 é uma internet fixa via satélite. “Isso nos habilita a chegar a locais no sertão onde as outras tecnologias não chegam”. A parceria com a Go2neXt é importante para prover serviços contínuos e de alta qualidade aos usuários do Rally dos Sertões. “Nossa tecnologia é homologada e administrada, na trilha off-road, pela equipe da Go2neXt – formamos uma parceria que permite realizar a transmissão de eventos por meio de Internet via satélite em qualquer lugar do país”.

Os usuários do Rally dos Sertões contarão, também, com acesso à Internet realizado a partir das soluções da Eseye. “Por meio da nossa tecnologia celular AnyNet, o data center móvel da Go2neXt permanece conectado a qualquer uma das redes móveis locais disponíveis ao longo dos 9 dias de trilha off-road”, explica Arthur Sayão Lobato, Vice-Presidente da Eseye para a América Latina. A segurança é parte integrante das soluções Eseye e as políticas de comunicação e certificação podem ser atualizadas automaticamente pelo ar repetidas vezes. “Nossa meta é oferecer ao universo de usuários do Rally dos Sertões 2019 a máxima conectividade possível – para isso, os dispositivos estão 100% ativos em qualquer lugar, independentemente do provedor de rede daquele local”.

Para Lobato, o empenho do time Go2neXt de levar tecnologia a regiões menos desenvolvidas do nosso país é compartilhado pelo ecossistema Eseye. “Há uma sinergia entre a tecnologia celular AnyNet – que escolhe de maneira inteligente, automática e sem necessidade de intervenção humana a melhor resposta de conectividade para transmissão dos dados – e a capacidade do time Go2neXt de oferecer serviços de alta performance até mesmo nos sertões do Brasil”.

A terceira opção de conectividade é baseada na oferta de ISP (Internet Services Providers) que operam nas nove cidades por onde passará o Rally dos Sertões.

“A solução que desenhamos, implementamos e gerenciamos para o Rally dos Sertões é de alta qualidade - a rede tem desempenho de 30 Mb/s nas pontas e 100 Mb/s no core – e baseada em alguns dos melhores fornecedores de tecnologia do nosso mercado”, ressalta Pichini. Isso inclui soluções da Cisco, da Westcon-Comstor, da Ingram Micro e da Leyard / Planar.

Sobre a Go2neXt

A missão da Go2neXt Digital Innovation é projetar, implementar e gerenciar ambientes inteligentes em seus clientes. Essas soluções são baseadas em ofertas de infraestrutura – incluindo IoT –, colaboração, data center, cloud e segurança. Cada projeto é criado de forma a promover a melhor experiência do usuário (UX). A soma das tecnologias de mercado com a inteligência Go2neXt dá origem a ambientes que geram dados – data lakes. A partir daí, entram em cena soluções de inteligência artificial e analytics que aceleram os processos de negócios dos clientes Go2neXt. Mais informações em www.go2next.com.br.

Notícias

Página inicial