Motor On Line
Notícias-

Stock Car: alto desempenho na categoria
Reportagem: Departamento de Imprensa do IPT
Desenvolvimento de componentes com aplicação de materiais de alto desempenho para veículos de competição automobilística é realizado pelo Laboratório de Estruturas Leves do IPT.

Um veículo que alia leveza, segurança aprimorada e custos de manutenção reduzidos já é realidade na Stock Car Brasil. O projeto, desenvolvido pela Unidade EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial de Materiais Avançados – Laboratório de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a AudaceTech, resultou em um carro 20% mais leve, com componentes mais eficientes e manutenção mais ágil — essencial durante as corridas.

A estreia oficial do novo modelo ocorre na abertura da temporada 2025 da Stock Car, esta semana, nos dias 3 e 4 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O projeto de P&D envolveu o desenvolvimento de componentes veiculares do pacote aerodinâmico e de proteção ao choque, utilizando materiais de alto desempenho a base de compósitos de matriz polimérica, e contribuiu para uma redução de peso do carro de cerca de 200 kg e um novo modelo quatro segundos mais rápido do que o modelo de 2024.

O projeto buscou desenvolver componentes veiculares inovadores, que contribuam para a segurança e o desempenho destes veículos, incluindo a validação de materiais nacionais, o design de componentes, o know-how em projetos de alta performance, a aplicação de manufatura aditiva na validação do projeto de ferramentais, além da gestão de projeto com alto grau de complexidade, uma vez que o projeto de P&D ocorreu em paralelo com o desenvolvimento e a integração de outros componentes deste novo carro de competição.

Além de simulações computacionais estruturais, de CFD (Computational Fluid Dynamics, normalmente chamado de testes de túnel de vento virtual) e de crashworthiness, fazem parte do escopo do projeto testes de grande escala para avaliação do projeto do chassi, fabricado com uma liga especial de aço, especialmente para a nova geração de veículos da competição.

"Os principais desafios envolveram conciliar a performance do novo carro com a segurança dos pilotos, integrar os diferentes componentes do veículo e gerenciar as mudanças ao longo do projeto", afirma o pesquisador do IPT, Wellington Lombardo Nunes de Mello. "O projeto representa um avanço significativo em termos de tecnologia, segurança e desempenho para a categoria de automobilismo nacional. O trabalho conjunto entre as instituições e as empresas demonstrou o compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável no setor automotivo".

Notícias

Página inicial