Motor On Line
Notícias-

Kart: Rafa Busato vai representar o Brasil no FIA KATJ
Reportagem: Natally Domingos Marques
KMCom
Bicampeão brasileiro de kart, o paranaense conquistou o direito de defender a bandeira do nosso país em competição da FIA na Europa.

A trajetória do jovem Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum), de apenas 12 anos, segue ganhando novos capítulos marcantes no kartismo nacional e internacional. Campeão Brasileiro da categoria OK Júnior em 2024, o piloto paranaense recebeu da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) o direito de representar o Brasil no FIA Karting Academy Trophy, uma das competições mais importantes do mundo para jovens talentos do kart.

Organizado pela Comissão Internacional de Kart (CIK) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Academy Trophy é disputado em três etapas na Europa e reúne os principais nomes da nova geração mundial do kartismo. Todos os anos, a CBA premia o campeão brasileiro da categoria OK Júnior (Júnior Menor nos anos anteriores), com a vaga para defender as cores do país na competição internacional.

A vaga de Rafael veio como consequência direta de seu desempenho, no Grupo 2 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado em Londrina-PR, ano passado, quando conquistou o título da OK Júnior. Sem esquecer que também garantiu o vice-campeonato brasileiro da Júnior em 2024. Em 2023, ficou com o título nacional da categoria Mini 2T. Nos últimas temporadas, Rafael Busato também foi campeão do Open da Copa Brasil, Sul-Brasileiro ROK, Copa Beto Carrero, V11 CUP e Paranaense.

"Ser bicampeão brasileiro foi muito especial pra mim. E ainda mais legal foi saber que essa conquista me garantiu essa vaga pra correr o Academy Trophy. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, é um sonho correr lá fora de novo representando o Brasil", comentou Rafael, com o brilho no olhar de quem sonha alto.

Essa, no entanto, não será a primeira experiência internacional do piloto. Ao lado de seu irmão gêmeo, Guilherme Busato, Rafael disputou em 2023 a Rok Cup Trophy e a Rok Cup Superfinal, na pista de South Garda Karting, em Lonato, na Itália — um dos templos sagrados do kartismo mundial.

O FIA Karting Academy Trophy tem histórico de revelar grandes nomes do automobilismo. Pilotos como Pedro Piquet e Giuliano Raucci já representaram o Brasil na competição, além de astros atuais da Fórmula 1, como Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon, que também passaram pelo torneio em suas carreiras de base.

Os melhores desempenhos brasileiros na competição aconteceram nos anos de 2017 e 2018, com o pernambucano Kiko Porto e o alagoano Guilherme Figueiredo, que conquistaram a terceira colocação na classificação final após as três etapas de cada temporada, respectivamente.

Rafael já embarcou para a Espanha logo após participar da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada em Interlagos (SP), onde subiu ao pódio com um quarto lugar. Com foco total na preparação, o piloto e sua equipe optaram por antecipar a viagem para se adaptar melhor ao traçado da primeira etapa da competição.

"Já estamos aqui na Espanha pra me adaptar e conhecer tudo antes da corrida. Vai ser muito legal correr contra pilotos do mundo todo", afirmou Rafael.

A temporada 2025 do FIA Karting Academy Trophy terá três etapas: a primeira em Valência, na Espanha, entre os dias 15 e 18 de maio; a segunda entre 18 e 20 de julho em Mülsen, na Alemanha; e a terceira e última etapa entre os dias 22 e 25 de setembro, em Cremona, na Itália.

Agora, Rafael Busato leva na bagagem o talento que vem se consolidando no Brasil e o sonho de crescer ainda mais no kartismo internacional. O Academy Trophy é mais um passo nessa trajetória que, ao que tudo indica, é de muitas vitórias.

Um pouco do Academy Trophy

Desde seu lançamento em 2010, o FIA Karting Academy Trophy se consolidou como uma ferramenta essencial de descoberta e formação de jovens talentos do automobilismo. A cada ano, esse conceito único oferece a jovens pilotos de mais de 40 países, em cinco continentes, a oportunidade de competir em igualdade de condições, com equipamentos idênticos fornecidos pela CIK-FIA em parceria com o OTK Kart Group.

Os chassis e motores são rigorosamente idênticos e distribuídos por sorteio. Os motores são trocados várias vezes durante cada evento para garantir corridas totalmente justas. O custo de participação permanece muito acessível para uma competição internacional de alto nível, oferecendo a um número maior de jovens pilotos a oportunidade de se destacarem.

Os macacões e luvas dos pilotos, assim como os uniformes dos mecânicos, são fornecidos gratuitamente pela parceira OMP (Racing Force), tornando a competição ainda mais acessível.

Formato em transformação para 2025: Junior e Sênior

Com o objetivo de ampliar seu alcance, o FIA Karting Academy Trophy, tradicionalmente disputado em três etapas realizadas em diferentes países, passa agora a contar com duas categorias distintas:

Junior Academy Trophy (12 a 14 anos): Criado em 2010, reúne 54 pilotos. A classificação é determinada pela soma dos pontos obtidos nas baterias classificatórias e nas finais, sem descarte de resultados.

Sênior Academy Trophy (14 a 16 anos): Introduzido a partir deste ano, esse troféu permite que até 36 pilotos deem continuidade ao seu desenvolvimento em um ambiente idêntico, beneficiando-se dos mesmos princípios de justiça esportiva e controle de custos aplicados à categoria Junior. (fonte:CIK-FIA)

Notícias

Página inicial