Transparaná-

Pilotos e navegadores vencem o desafio e chegam em Guaratuba

Reportagem: Caroline Veiga
Top3 Comunicação
Fotos: MOTOR ON LINE

Equipes vencem o desafio de cruzar de oeste a leste o estado do Paraná, passando por momentos de grandes dificuldades e superando os seus limites.

Pela 11ª vez o Transparaná ficará na história como um dos mais emocionantes e desafiadores raids do país. Chegaram nesta sexta-feira, em Guaratuba no litoral paranaense, 63 equipes de 6 estados, após enfrentarem 5 dias de obstáculos em ritmo acelerado.

O último e decisivo dia de prova foi de ansiedade e expectativa para pilotos e navegadores. A disputa continuava acirrada e qualquer erro ou imprevisto poderia por tudo a perder. "Nós fomos bem durante toda a prova, mas o resultado final só dá para saber depois da última etapa", diz a navegadora Gislaine Garcia, que disputava ao lado do piloto Ademir dos Santos o troféu na categoria Sênior.

A largada da 9ª etapa foi em Curitiba, na DPaschoal do bairro Água Verde. Logo após largaram os competidores do Raid do Litoral, que percorreram as mesmas trilhas que os competidores do Transparaná. O percurso iniciou-se na região metropolitana de Curitiba, passando por Mandirituba e Tijucas do Sul. A mata fechada foi predominante no trajeto que também tinha como característica um pouco de lama e muitas pedras. Uma descida íngreme e escorregadia dentro de uma propriedade rural foi um dos obstáculos da 9ª etapa, superada com tranquilidade pela maioria das equipes.

Na última etapa, o destaque ficou com a travessia do rio São João, um rio de pedras onde haviam alguns buracos e degraus que dificultaram a passagem dos veículos. Vários navegadores desceram dos carros e seguiram na frente, com a água quase pela cintura a fim de orientar os seus pilotos quanto ao melhor caminho até a outra margem do rio. Este foi um dos últimos instantes marcante do maior raid de regularidade do país.

Os primeiros jipes chegaram em Guaratuba por volta das 14:30 hs. Os competidores, mesmo exaustos, não perderam a oportunidade de comemorar a chegada no litoral. "Passamos por muitos problemas durante a prova, e chegar ao final da prova foi realmente uma vitória", revelou Luiz A. Poli, navegador da categoria Master.

A organização da prova e do evento em geral foi bastante elogiada. Para o diretor da prova, Daltro Fluvio Torno, este Transparaná foi o melhor de todos. "Graças ao empenho de todos os envolvidos, dos apoiadores e patrocinadores, pudemos realizar este evento", diz Daltro.

O Transparaná tem patrocínio de Goodyear e DPaschoal e apoio de Paraná Turismo, Paraná Esporte e Itaipú Binacional.

Diário da prova

Menu Transparaná

Página inicial