Transparaná-

5ª e 6ª etapas exigiram técnica e resistência dos veículos

Reportagem: Caroline Veiga
Top3 Comunicação
Fotos: Paulo Valente

A lama apareceu logo no início da 6ª etapa, complicando a passagem de várias equipes. Várias equipes, sobretudo as mais ousadas, não pouparam seus veículos.

A largada para a 5ª etapa aconteceu às 07:00 hs em Guarapuava. O percurso começou leve, com algumas poças de lama. Já dava para sentir o ar mais frio quando os jipeiros chegavam ao Salto São Fracisco, em Prudentópolis. As equipes que estavam no tempo exato puderam admirar a cachoeira, numa breve parada. A 15 km dali estava o primeiro desafio do dia: uma descida sem lama, mas com pedras grandes, curvas acentuadas e buracos. Com a baixa velocidade exigida no trecho, sobrou um tempo, ao menos para os acompanhantes (zequinhas), de curtir a belíssima paisagem.

Os pedregulhos e os buracos continuaram até o final da 5ª etapa. A lama apareceu logo no início da 6ª etapa, complicando a passagem de várias equipes. Um atoleiro, digno de um Transparaná exigiu muita técnica dos pilotos e resistência dos veículos. O maior problema, no entanto, não era atolar e sim conseguir passar sem bater nos barrancos. A dupla Roberto Pecoits / Alexandre Pecoits, de Francisco Beltrão (PR), necessitou a ajuda da equipe de organização do Transparaná para retirar o Land Rover que havia subido e atolado em um barranco, correndo o risco de tombar. Em pouco tempo, o veículo foi retirado sem maiores danos. "Pretendemos verificar se houve algum estrago ainda hoje e continuar normalmente nas próximas etapas", disse o navegador Alexandre. Várias equipes, sobretudo as mais ousadas, não pouparam seus veículos e com isso muitos acabaram quebrando.

Os jipeiros começaram a chegar em Castro (PR) por volta das 16:00 hs. Mas uma vez, a receptividade da população e o apoio da Prefeitura Municipal de Castro contribuiram para a grande festa que aconteceu na praça João Gulaberto, encerrando a 6ª etapa. Amanhã os jipeiros seguem para Curitiba (PR), mais precisamente para o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, onde haverá uma estrutura montada para a festa de chegada, prevista para as 16:00 hs.

O Transparaná 2005 é patrocinado por Goodyear e DPaschoal.

Diário da prova

Menu Transparaná

Página inicial