Transparaná-

Serra do Mar com travessia de rio na reta final

Reportagem: Luiz Augusto Pelisson
MOTOR ON LINE
Fotos:
Luiz Augusto Pelisson
Na reta final para Guaratuba, o rio de pedras exigiu técnica para passar. Com a água cobrindo as rodas, alguns precisaram ser rebocados para o outro lado.

Na largada desta sexta-feira, 45 jipes do Raid do Litoral somaram-se aos 72 jipes e pick-ups que largaram em Guaíra para o Grande Prêmio DPaschoal / Goodyear - 10º Transparaná. Foi a oportunidade para quem queria muito participar do Transparaná, mas por causa de outros compromissos teve que adiar a sua largada em Guaíra. O Raid do Litoral seguiu o mesmo percurso das duas últimas etapas do Transparaná, com largada do primeiro veículo logo após a largada do último veículo do Transparaná.

Depois de uma etapa difícil no dia anterior, mecânicos e apoios tiveram muito trabalho revisando os principais itens de transmissão, motor e suspensão. Na reta final, todas as equipes esforçam-se ao máximo para chegar. Tanto que dos 78 veículos que largaram 72 continuaram na prova, mas independentemente disso, os outros 6 chegaram de uma maneira ou de outra, nem que fosse pelo asfalto ou rebocados.

A travessia do rio São João, com pedras e água transparente, foi um dos maiores desafios do dia. Com a água cobrindo as rodas, a travessia exigiu cautela e houve quem precisou ser rebocado. Um jipe saiu do "trilho" sinalizado pela organização e desceu um "degrau" nas pedras. Foram necessários 3 veículos para rebocar o jipe inclinado sobre as pedras. Mais uma vez, competidores pararam para ajudar seus companheiros, não importando se o tempo despendido pudesse comprometer suas colocações na prova. A paisagem digna de uma pintura brindou as duplas pelo esforço de chegar depois de 6 dias levando pilotos, navegadores e máquinas ao limite da resistência.

A chegada do primeiro veículo em Guaratuba aconteceu às 16:40 hs. Com animação dos "Sombras" e som do caminhão da DPaschoal / Goodyear, uma multidão fez a festa em Guaratuba, no litoral paranaense. Foram distribuidos bonés e camisetas para o público. Os pilotos e navegadores festejaram com uma cerveja gelada para esfriar os seus "radiadores". Os resultados só saem a partir das 12:00 hs deste sábado.

O 10º Transparaná tem patrocínio de Dpaschoal / Godyear e apoio da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), Paraná Turismo, Totem, Gráfica Padrão e Revista 4x4&Cia.

Diário da prova

Menu Transparaná

Página inicial