Transparaná-

Dos 105 veículos que largaram 96 continuam na prova

Reportagem: MOTOR ON LINE
Fotos: Raul Friedmann

Nem mesmo o cansaço e quebras mecânicas foram suficientes para diminuir a vontade de chegar dos competidores.

Depois de enfrentar 12 horas de prova na terça-feira (21), a mais longa etapa do Transparaná com mais de 400 km por trilhas e estradas secundárias, 96 duplas de pilotos e navegadores enfrentaram mais de 10 horas de prova nesta quarta-feira (22). Alguns jipes que estavam quebrados e até mesmo os que capotaram e acabaram perdendo a etapa da tarde do dia anterior, depois de reparos nos veículos voltaram a competir, conferindo a esta edição do Transparaná o maior índice de duplas que conseguiram concluir mais da metade da prova, segundo Luís Felipe Campelo e Mário Caetano, diretor técnico e diretor de prova respectivamente. "O Transparaná é sem dúvida o maior evento off-road promovido por uma associação como o Jeep Clube de Curitiba. A grande maioria dos eventos desse porte tem na coordenação grandes empresas", constata Marco Antonio Benedetto, diretor de marketing do Transparaná.

As médias de velocidade indicadas na planilha foram consideradas altas e difíceis de serem mantidas, mas os pilotos e navegadores consideraram isso como um desafio a mais e não poupam elogios. "A prova superou nossas expectativas. Cada dia é um dia totalmente diferente, mudam os tempos, os terrenos e obstáculos. Cada etapa é sempre uma surpresa, a gente nunca sabe o que vai enfrentar" relatam a piloto Luciana Bragante e a navegadora Patricia Romanatti, dupla feminina de Campinas (SP) que está competindo pela primeira vez no Transparaná. Luciana e Patrícia participaram do seu primeiro rally de Campinas até Maresias com um carro Mercedes-Benz Classe A e aí apaixonaram-se pelo off-road. A dupla, que entitulou-se de "As Penélopes", diz que até agora enfrentaram todas as etapas sem problemas. "Meu carro não tem nenhum arranhão. Não existe segredo para isso, é apenas uma tática que nós adotamos. Se a média é alta e a gente vê que não vai conseguir fazê-la eu tiro o pé. No final acabamos perdendo menos tempo do que quem procurou manter a média a qualquer custo, pois muitos acabam errando ou caindo em buracos e perdem tempo depois manobrando" diz Luciana. A outra dupla feminina, Daisy e Cinthia, mãe (piloto) e filha (navegadora), da cidade de São Pedro, interior de São Paulo estão competindo na categoria Sênior pela segunda vez.

Um grupo que chama muito a atenção são os integrantes da categoria Adventure. Apesar de também ter competição na categoria, o grupo ficou muito unido e participam de forma descontraída. "Isso aqui é a melhor terapia que existe", diz o médico João Paul que pilota tendo o seu filho Pedro, de 11 anos, como navegador. "A lama é medicinal", completa, passando um pouco de lama no rosto, sem conter o riso que contagiou o resto do grupo.

Mais resistência física que qualquer outro para agüentar a jornada do dia tem que ter a equipe "fecha trilha", também chamada de "vassoura". Sempre os últimos a percorrer a trilha, não voltam sem dar um jeito de trazer todo mundo que ficou pelo caminho. "O pior caso até agora foi um jipe que tivemos que rebocar por 30 km entre atoleiros e erosões, pois ele não tinha condições de ser consertado no local", diz Marcelo Ferro que conta com a esposa Andressa como navegadora.

A caravana do Transparaná está em Ponta Grossa e chegará nesta quinta-feira em Curitiba, a partir das 17:00 hs, na loja da DPaschoal do Portão (Av. República Argentina esquina com rua Professor Doracy Cesarino).

Diário da prova

Menu Transparaná

Página inicial