Transparaná-

Largada promocional dá início ao IX Transparaná

Reportagem: MOTOR ON LINE
Fotos: MOTOR ON LINE

O Big Foot também participou da largada promocional, que contou com a presença do prefeito de Guaíra e esposa.

Uma grande multidão aglomerou-se na avenida Mate Laranjeira em Guaíra (PR), no extremo oeste do estado, para ver a largada promocional dos 105 veículos que competem no IX Transparaná. Além de jipes e pick-ups também participam alguns protótipos. O Big Foot da Goodyear também marcou presença na largada promocional, chamando muito a atenção do público.

A partir de amanhã, dezenas de veículos também passam a companhar a prova, entre estes os da organização, imprensa e os de apoio das equipes competidoras, formando uma imensa caravana que atravessará todo o estado. Este ano, a 9ª edição da prova traz uma série de novidades, entre elas a categoria Jeep. "Era preciso resgatar a prova para o Jeep, pois ele foi o motivo de tudo, da fundação do Clube, da origem do esporte off-road e muito mais. Hoje os veículos com tecnologias modernas conseguem manter médias de velocidades muito maiores que um Jeep Willys ou Ford, mas a essência do Jeep Clube é o Jeep", disse Marco Antônio Benedetto, diretor de marketing do IX Transparaná. Com a criação dessa categoria, as equipes que correm com Jeep Willys ou Ford sentiram-se prestigiadas e estimuadas ao disputar uma prova com adversários que tem equipamentos semelhantes e com as mesmas limitações.

Outra mudança nesta edição do Transparaná é que não serão conhecidos os resultados parciais, acumulados ao longo da prova. Cada competidor vai receber no final de cada etapa apenas a sua própria pontuação. "Quem tem um pouco mais de experiência sabe como foi no final de cada dia e tem uma idéia aproximada se está nas posições da frente ou não. Conhecer a pontuação dos concorrentes não muda muita coisa, pois você pode ir bem numa etapa e na outra ter algum problema e sair-se mal. Por isso a adrenalina é a mesma do começo ao fim. Os melhores competidores off-road do Brasil estão aqui e as diferenças de pontos sempre foram muito pequenas" comenta a dupla Magno Aragão / Paulo Renato, de Niterói (RJ), bicampã da "Geral" e também da categoria Master. Este ano, correndo com outra Pajero (o carro do ano passado quebrou logo depois da premiação, e eles decidiram que já era hora de trocá-lo), a dupla promete brigar muito pelo tricampeonato.

Este ano o Transparaná tem como diretor técnico Luís Felipe Campelo, idealizador e coordenador da 1ª edição desta prova que é hoje o maior raid das américas.

Diário da prova

Menu Transparaná

Página inicial