Dicas 4x4 -

Como é a relação entre piloto e navegador em um rally de velocidade?

Reportagem: Isis Moretti
Liberdade de Idéias
Fotos: Doni Castilho

 

Enquanto os participantes das categorias motos e quadriciclos aceleram "solitários" nas especiais (trechos cronometrados), as equipes de carros partem em duplas e, de caminhões, em trios. Pilotos e navegadores firmam uma parceria que tem que funcionar em plena harmonia, onde os fatores principais são entrosamento, confiança e uma boa comunicação. O experiente Rogério Almeida explica que o navegador é a pessoa responsável por ler e interpretar a planilha (o mapa do rally) e indicar ao piloto o caminho programado, mostrando as direções a serem seguidas e alertando os obstáculos de piso ao longo do percurso. "Como no cross-country o roteiro é desconhecido, costuma-se dizer que o navegador é os olhos do piloto", explicou Almeida.

O navegador também ajuda na leitura de vários equipamentos no interior do veículo, que descrevem o funcionamento do carro durante a prova. Isso possibilita ao piloto se concentrar totalmente na pilotagem e assim buscar o melhor desempenho. "Essa relação deve ser pautada na confiança mútua e que os dois integrantes tenham objetivos iguais dentro do certame, para assim, lutarem com a mesma garra e colherem os frutos desejados. A minha parceria como o Roberto é muito legal. Temos um espírito aguerrido bastante parecido, sem abrir mão da calma e tranquilidade, que julgo como fundamental durante as disputas, que por natureza já é um ambiente tenso", salientou Almeida.

Para que não ocorram problemas é fundamental haver amizade e preocupação entre os tripulantes do veículo. "E isso, eu e o Rogério temos de sobra. Possuímos o mesmo espírito competitivo, que não desanima nem diante dos piores obstáculos, das situações mais desesperadoras de um rali. Um sempre está incentivando o outro. Todo o time precisa estar bem estruturado, saber lidar com a pressão e cansaço físico. Quem possui esse controle já é um vitorioso!", encerrou o piloto Roberto Reijers.

Dicas 4x4

Página inicial