Comportamento
em comboio
Reportagem:
Luciano Dellarole
Off
Road Adventure Team
Foto: Luciano
Dellarole
|
Os passeios em comboio sempre proporcionam
uma oportunidade para fazer novos amigos. Mas quem organiza
o passeio deve tomar certos cuidados. |
Um
passeio em comboio é uma divertida opção
para curtir o off-road. Além da oportunidade de se fazer
novos amigos, o espírito de camaradagem acontece naturalmente
e pode-se contar sempre com a ajuda do grupo. Quem
organiza um comboio off-road, entretanto, deve ter sempre a
preocupação de colocar os veículos mais lentos
na frente e os mais velozes atrás. Isso evita que os veículos
mais lentos andem no limite para tentar alcançar os mais
rápidos, aumentando o risco de quebras e acidentes. Mesmo
que o veículo da organização (guia) procure
andar em uma velocidade menor, distraidamente a velocidade acaba
aumentando se o veículo da organização também
for um veículo rápido sob a "pressão"
natural dos mais rápidos.
Outra
regra importante em comboios off-road é nunca perder o
veículo de trás do retrovisor. Desta forma, se um
veículo quebrar, atolar ou tiver alguma dificuldade técnica,
o da frente vai parar, e o próximo também, e assim
por diante. Isso mantém a unidade do comboio e se um veículo
tiver qualquer problema ele é imediatamente percebido pelos
da frente.
Confira
ourtras dicas importantes para um comboio off-road:
- Engatar e manter
a tração 4x4 nos trechos em terra (não esqueça de ligar as rodas-livres
se forem do tipo manuais). Isso evita sustos e permite ter o
carro "o mais à mão possível";
- A velocidade
deve ser compatível com o piso. Na terra e na lama a
velocidade deve ser reduzida e ninguém deve querer demonstrar
a potência do motor do seu 4x4;
- Usar o cinto de
segurança durante todo o trajeto do passeio e cuidar para que
todos os tripulantes a bordo de seu 4x4 usem;
- Trafegar com os
faróis principais acesos, por questão de segurança e para facilitar
a identificação e visualização pela organização;
- Respeitar o roteiro
estabelecido, mantendo a posição no comboio, sem ultrapassagens;
- Aguardar o carro
de trás a cada mudança de direção no roteiro, certificando-se
de que o mesmo está no caminho correto;
- Antes de subidas
muito íngremes ou enlameadas, esperar que o carro da frente
supere o trecho antes de iniciá-lo. Isso evita problemas caso
o carro da frente tenha que voltar de ré para embalar
ou corrigir a tragetória;
- Antes de subidas
muito íngremes ou enlameadas, esperar que o carro da frente
supere o trecho antes de iniciá-lo;
- Sinalizar e encostar
à direita caso precise parar;
- Antes de descer
do carro certificar-se de que há chão onde pisar com firmeza
e que não há nenhum veículo se aproximando;
- A mão dupla é
uma constante nos trechos em terra. Mantenha-se atento e à direita
do caminho, sempre que o piso permita;
- Vale lembrar que
é proibido levar passageiros na caçamba das pick-ups. Não insista,
tenha bom senso;
- Esteja ciente
de que a organização poderá abortar, alterar, ou cancelar roteiros
visando preservar a segurança e bem-estar do grupo.
|