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Evite óleo de mamona e derivados como prevenção contra a ferrugem

Reportagem Vivian Dias
Lide Multimídia

Na guerra contra a ferrugem provocada pela maresia, esqueça as receitas que envolvem óleo de mamona ou derivados.

Óleo de mamona para proteger a lataria do carro é uma receita antiga, usada por motoristas preocupados com a corrosão provocada pelos ares da praia. A contra-indicação deve-se a interferência do óleo nos produtos aplicados pela fábrica para proteger as soldas, como a cera sigilante e o selante anti-ferrugem. "O preparado de mamona é indicado no caso de caminhões e carros antigos, que são montados em cima de um bloco. Hoje, os veículos são montados peça a peça, através de solda. O óleo é solvente e danifica as proteções de umidade que vão logo acima da solda", garante Alzira, gerente de Latoaria da Florença Veículos.

Para reparar os efeitos negativos da maresia, nada melhor que água, de preferência quente, e sabão neutro. A principal dica de Alzira é lavar o carro só depois da carroceria completamente fria, para não danificar a pintura. "Jamais aplique ou deixe aplicarem produtos à base de soda. Desconfie também dos rolos de lavar, que precisam de produtos muito fortes, de onde seu carro sai limpo, porém pode ser riscado e perder o brilho", adverte.

O ideal é manter o veículo sempre polido. A cera é uma camada de grande importância na prevenção de ferrugem e riscos causados pela areia. O polimento é a melhor saída para quem vai deixar seu carro exposto a sol e chuva, ou para passar um tempo na praia.

O motor não deve receber água fria, principalmente se ainda estiver quente. O choque térmico pode empenar peças e danificar mangueiras. Mario de Oliveira Junior, gerente de Assistência Técnica da Florença, aconselha a lavagem do motor só em caso extremos de sujeira. "Não é raro vermos motores sendo lavados com óleo diesel. Isso é o mesmo que assassinar 60% das peças, que são feitas de plástico e borracha".

Para lavar corretamente o motor, sem danificar o sistema de injeção eletrônica, é indicado que se procure pessoal especializado. Caso você opte por fazer pessoalmente, espere o motor esfriar, jogue água morna e sabão que não leve soda na composição.

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