Ficha técnica-

Cristalização: seu carro com cara de novo

Reportagem Vivian Dias
Lide Multimídia

Conheça um pouco sobre o processo que restaura o brilho da pintura e partes metálicas do seu carro.

Que carro é a paixão dos brasileiros, ninguém discute. A discussão agora é quanto ele quer, ou pode gastar para ter seu automóvel sempre brilhando. As concessionárias alertam para a qualidade dos produtos e serviços na hora de cuidar da aparência do veículo. "A pintura é uma camada delicada que pode sofrer danos na hora do polimento, por produtos fortes demais ou descuido do profissional", diz Mario de Oliveira Junior, gerente de assistência técnica da Florença Veículos, de Curitiba. Para ele, o passo mais importante na hora de dar brilho extra à lataria é a limpeza e remoção de resíduos.

Juliana Franco Ballin, responsável pela Imperlim Produtos Automotivos, garante que o processo de limpeza do carro deve começar pela vedação de vidros e borrachas para aplicação de uma massa que retira todo resíduo da carroceria. "Só a lataria pode receber produtos de polimento. Se não forem devidamente cobertas, as outras partes vão perdendo o brilho e ganhando um aspecto fosco difícil de recuperar".

Quem quer um carro com cara e brilho de zero quilômetro, pode recorrer ao processo de cristalização. Juliana explica que depois da limpeza com massa e do líquido de polir, o veículo recebe o cristal, que deixa a pintura brilhante por seis meses. O processo elimina manchas e riscos, revitaliza a cor e forma uma película de alta proteção. "A cristalização é um processo relativamente novo e o mais eficiente na recuperação de pinturas danificadas", ressalta Oliveira, que ainda alerta "o cristal requer cuidados simples, mas fundamentais, como a lavagem, que deve ser efetuada com sabão neutro e a chapa (lataria) fria".

Ficha técnica

Página inicial