Garagem do Bellote-

"Sir" 4.5 Litre

Texto: Renato Bellote Gomes

Inglaterra. Uma região de conquistadores e muita história. Invasão dos celtas no longínquo século VII (a.C.), conquista do território pelos - homens do norte - normandos e vários outros fatores tornaram a cultura do país rica e diversificada.

Do ponto de vista automotivo, os ingleses tiveram um desenvolvimento um pouco tardio, se comparados a outros países europeus. A primeira marca britânica foi a Lanchester, fundada no ano de 1899. O proprietário - Frederick - também inventou o freio a disco. Mais tarde viriam as demais fábricas que fariam história.

Pois bem, depois de exercitar um pouco a memória e tomar o chá das cinco, vamos falar de um outro inglês muito talentoso. Walter Owen Bentley veio de uma grande família, com vários irmãos e irmãs. Capitão da Royal Naval Air Service durante a 1ª Guerra Mundial, desenvolveu um sistema de rotores para os lendários motores Clerget - refrigerados a ar - utilizados nos biplanos de combate ingleses, chamados de BR1 e BR2. Por esse motivo, foi condecorado pela rainha com o MBE. Além da honraria, ganhou um incentivo de 8 mil libras pela invenção. Desse modo, associou-se a seu irmão e, no ano de 1919, fundou a Bentley Motors. A história, nesse ponto, ganharia novos fatos e personagens.

A primeira criação de Bentley foi um carro revolucionário. Esse modelo - chamado de 3 Litre - foi o primeiro a utilizar um motor de quatro válvulas por cilindro. Pesando quase duas toneladas e com um motor de quatro cilindros (2996 cm³), faturou as 24 horas de Le Mans no ano de 1924, segundo ano de realização da prova.

Mas W.O., como era conhecido, não era um dos melhores administradores e vendeu a maior parte das ações da empresa, cuidando, a partir daí, do design e desenvolvimento de novos modelos. A fábrica passou a ser controlada pelos Bentley Boys, um grupo de jovens membros da aristocracia que conduziria o esportivo às vitórias na pista francesa, nas edições de 1927, 1928, 1929 e 1930. Dentre eles, se destaca Joel Barnato - filho de um magnata do diamante - que pilotou o carro nos três últimos anos.

Voltando à nossa história, foi desenvolvido um modelo mais rápido, o 4.5 Litre Supercharged, com 175 cavalos de potência. A maior característica desse bólido era a presença de um vistoso blower à frente da grade dianteira, entre os faróis. Para fechar a série de carros velozes, o Speed Six - com seis cilindros e 6597 cm³ - foi uma das maiores criações, sendo o responsável pelas duas últimas vitórias no circuito de La Sarthe.

Após a crise na bolsa de valores de Nova York, os sócios da empresa sofreram um abalo econômico, o que acabou por prejudicar o desenvolvimento de novos carros e ocasionou a venda da fábrica para a Rolls-Royce em 1931. Walter Bentley se casou três vezes e não teve filhos, falecendo no início da década de 70.

Em 2003, um modelo da marca - o Speed 8 - venceu as 24 horas de Le Mans, após 73 anos de jejum. Certamente, o velho W.O. estava lá, na linha de chegada, sorrindo ao ver seu "caminhão" superando todos os adversários.

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